Aspectos da população e cultura Desâna. Início de trançado com talas de uma marantácea: arumã
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas. Figura antromorfa gravada na rocha de Uapuí cachoeira, rio Aiari, alfuente do rio Içana
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas. Amazonas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas. Gravura rupestre em que se vê motivo de peneira, cobra, bem como espirais e potilhados. Uapuí cachoeira, rio Airai
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
Untitledpaisagens em áreas indígenas
UntitledNesta subsérie há imagens de escavações, desenhos rupestres, peças encontradas em sítios arqueológicos, símiles das mesmas, bem como imagens destes sítios. Muitas destas imagens foram destinadas a figurar na exposição e no livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
UntitledReúne imagens que, em sua maioria, destinavam-se à ilustração das publicações, exposições e da tese de doutoramento de Berta Gleizer Ribeiro, além de fotografias dos seus trabalhos de campo e de desenhos indígenas colhidos nestas ocasiões. Há, ainda, imagens de trabalhos de campo de outros antropólogos, de museus, de coleções e de sua vida pessoal. No conjunto de documentos que integram a série, há um grande volume de fichas catalográficas com timbre do Museu Nacional, do Museu do Índio e do Serviço de Proteção aos Índios. Em cada uma das fichas há uma ampliação em foto, um contato e um negativo da mesma imagem, além de anotações a respeito do seu contexto de produção. Considerando a unidade documental destas fichas e que nem todas apresentam todos estes suportes, cada ficha foi considerada como um único documento. Além destas, há ainda gravuras, impressos, diapositivos, negativos, desenhos, colagens, impressos, pinturas e fotografias que, de um modo geral, dizem respeito à temática indígena.
UntitledDesenhos rupestres gravados em pedra
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledAqui se encontram desenhos produzidos por índios, colhidos em campo pela titular, por Darcy Ribeiro e por Jaime Garcia Siqueira Jr. Quanto a esta subsérie, é importante destacar que a maioria dos desenhos tem sua autoria identificada. São oito dossiês e compreende o período de 1948 a 1990, além de um dossiê sem data. Há um total de 357 documentos
UntitledIntegram o arquivo agendas, correspondência, fotografias e documentos pessoais referentes à sua vida privada, mas também
e, principalmente, os documentos resultantes de suas atividades profissionais. São relatórios, projetos, textos, fotografias,
desenhos, documentos sonoros, audiovisuais e correspondências que retratam a trajetória de Berta Ribeiro, desde o período em
que assessorou Darcy Ribeiro com seus escritos e publicações até o final de sua vida.
Desenhos rupestres gravados em pedra.
UntitledEsculturas, urnas funerárias, muiraquitã e tangas, entre outros objetos arqueológicos da Calha Amazônica e da Ilha de Marajó.
Essas imagens serviram para ilustrarem os livros: “Amazônia Urgente: cinco séculos de história e ecologia”, “Índios del Brasile: culture che scompaiono”, “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”
Desenhos rupestres.
UntitledAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledPadrões de desenhos indígenas.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Compartimento interno da maloca onde abriga a família nuclear.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Recanto de tecelagem.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Fusos e algodão destinados a confecção de saiotes, redes e tornozeleiras.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Estrado-jirau onde se guardam pratos de cerâmica.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Cozinha: panela, potes d´´agua, pratos, banana etc.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Ossos exibidos acima da porta principal para salientar fartura de alimento na maloca, e peças de uso ritual, como também, potes medicinais/mágicos.
UntitledSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Visão lateral da estrutura da maloca.
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
UntitledImplementos e processamento da mandioca.
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
UntitledExposição “Brasilidades”.
UntitledExposição “Brasilidades”
UntitledExposição “Brasilidades”
UntitledExposição “Brasilidades”
UntitledExposição “Brasilidades”
UntitledAspectos da população e cultura Desâna.
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Panier au terrain Kamayura.
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Le motif yanã hiko: "peinture de visaço, petit épervier.
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Rito de Iamarikmã
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Desenho em árvore a caminho da aldeia waura.
UntitledImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”.
UntitledAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi.
UntitledAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Miniatura de tear
Untitled