“O começo antes do começo”. Gênesis Desâna.
Sem título“O começo antes do começo”. Gênesis Desâna.
Sem título“O começo antes do começo”. Gênesis Desâna.
Sem título“O começo antes do começo”. Gênesis Desâna.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Rito funerário. Indígenas Bororo.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kayapó.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena Txukahamae (grupo Kayapó)
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Área cultural Tapajós-Madeira
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Apiacá.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". O igarapé preto ou o Rio Negro de Nauta.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Pentes dos indígenas do alto rio Negro. Iconografia produzida em 1882 sobre peças coletadas pela Comissão científica do Ceará, de 1865 de que participou Gonçalves Dias.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Manguezal.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Araticum.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu. Pintura corporal
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu. Pintura corporal
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena Terena tecendo em tear com a urdirura.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu. Pintura de couro.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena Kaybi.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Tukuna.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kayabí.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Plumária, centro. Povo Mundurukú.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Grinalda com cobre-nuca de plumas de arara e mutum. Indígenas Munduruku.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kadiwéu.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Kaingang.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Remanescentes Kaingang
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Pataxó.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". A lagarta mítica desenhada na placa que encima a cumeeira da grande maloca Wayana-Aparai.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Alto Xingu
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Pindoba.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Kayapó.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Espelho d'água. Rio Xingu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Jovem Kaingang.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
“A estória de Bali Bó e a origem da mandioca”. Título original.
Sem título“A estória de Bali Bó e a origem da mandioca”. Título original.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
E.S Paniâmin envia seu cetro-maracá à torre da grande ëmësin doló. Com a ajuda de Yebá Belö, que enfeita i bastão com adornos de penas, a ponta se transforma num rosto humano que irradia luz. Estava criado o sol.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
A cobra-canoa encosta primeiro na casa do primeiro trovão e, em seguida, na wihun wi (paricá, casa), a de Boléka, onde os dois heróis praticam os ritos prescritos.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Navegando debaixo d'água, a embarcação encosta em casas submersas, ao longo do rio-leite, onde a humanidade vai amadurecendo. Assim entra no rio Amazonas.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
O sétimo e o oitavo a sairem da transformadora canoa foram o branco com uma epingarda e o padrecom um livro na mão. E.S. Panlãmin enxota-os para bem longe.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Os pahmelin mahsá (transformada, gente) continuaram a viagem com sua própria força, sem a cobra-canoa. Do rio Uaupés passaram ao Papuri, adentraram-se na mata, voltaram àquele rio, até alcançar a cachoeira de Ipanoré, onde pisaram a terra pela primeira vez.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu. A primeira maloca dos Desâna no rio Macu. A porta está levantada, presa à viga mestre por um anel de cipó.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Antes o mundo não existia”, de Tolamãn Kenhíri e Umúsin Ponlãn Kumu.
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem títuloReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Sem título“O começo antes do começo”. Gênesis Desâna.
Sem título“O começo antes do começo”. Gênesis Desâna.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Concentração do cacau silvestre. Theoboroma spo (etnia)
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Mamão, Carica papaya
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Taioba ou tajá "trata-se de araceas do gênero Xanthosoma"
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Pessoa Indígena Paresí preparando bolo de borracha.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Grupo de palmeiras paxiúba
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Seringueira (symphonia elastica)
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Derrubando a roça com machado de ferro.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Banana. Cará (ou inhame).
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Agricultura. Indígena do Alto Xingu derrubando a roça
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Indígena Desana carregando mandioca.
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Tukano
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Tariana
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Tukano
Sem títuloImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência".
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Soprando sarabatana
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Os Héta colhiam mel com a ajuda ponta do cabo do machado de pedra.
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Índigena vergando um arco
Imagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Índigena fazendo fogo.