Fundo FUB - Universidade de Brasília

Zona de identificação

Código de referência

BR DFUNB FUB

Título

Universidade de Brasília

Data(s)

  • 1962-2017 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Papel.
Digital.
Eletrônico.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962.
Oferece cursos de graduação, diurnos e noturnos e à distância. Há ainda cursos de pós-graduação stricto sensu e especializações lato sensu. Os cursos estão divididos em quatro campi espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Ceilândia e Gama. A Universidade é estruturada em Faculdades, Institutos, Órgãos Complementares, Conselhos Superiores e Câmaras, Centros, Decanatos, Assessorias e Secretarias.

Entidade detentora

História do arquivo

Os documentos de guarda permanente custodiados pelo Arquivo Central foram recolhidos ao antigo Centro de Documentação, criado em 1986 como Centro de Documentação e Arquivo da Universidade de Brasília (CEDAQ) pelo Ato da Reitoria Nº 345/86 de agosto de 1986. Foi constituído como Centro de Documentação (CEDOC) pelo Ato da Reitoria Nº 596/88, de 24 de outubro de 1988.
A Resolução do Conselho Universitário nº 0002, de 19 de fevereiro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 26 de fevereiro de 2014 extinguiu o Centro de Documentação e a Subsecretaria de Comunicação Administrativa (SCA) e criou o Arquivo Central. O Regimento Interno do ACE foi aprovado pela Resolução do Conselho Universitário nº19, de 24 de julho de 2015 e publicado no Diário Oficial da União em 29 de julho de 2015.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os documentos do Fundo "Universidade de Brasília" foram adquiridos por meio do procedimento de recolhimento dos documentos de guarda permanente das unidades administrativas e acadêmicas da Universidade de Brasília.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação custodiada pelo Arquivo Central da UnB conta com documentos administrativos e acadêmicos como resultado das atividades da Universidade. Existem no fundo, documentos que remetem à criação da Universidade, mas de forma estruturada e como mais pesquisados existe a série Atos, Resoluções e Instruções (ARINS) produzida pelo Gabinete do Reitor, Conselhos e Decanatos e outras unidades administrativas. Existem ainda atas de reuniões e alguns documentos da atividade acadêmica produzidos pela Escola de Extensão e pela Secretaria de Administração Acadêmica.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Zona das notas

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assuntos

      Pontos de acesso - Locais

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género

      Zona do controlo da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Área de ingresso