Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1962-2017 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Papel.
Digital.
Eletrônico.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962.
Oferece cursos de graduação, diurnos e noturnos e à distância. Há ainda cursos de pós-graduação stricto sensu e especializações lato sensu. Os cursos estão divididos em quatro campi espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Ceilândia e Gama. A Universidade é estruturada em Faculdades, Institutos, Órgãos Complementares, Conselhos Superiores e Câmaras, Centros, Decanatos, Assessorias e Secretarias.
Entidade detentora
História do arquivo
Os documentos de guarda permanente custodiados pelo Arquivo Central foram recolhidos ao antigo Centro de Documentação, criado em 1986 como Centro de Documentação e Arquivo da Universidade de Brasília (CEDAQ) pelo Ato da Reitoria Nº 345/86 de agosto de 1986. Foi constituído como Centro de Documentação (CEDOC) pelo Ato da Reitoria Nº 596/88, de 24 de outubro de 1988.
A Resolução do Conselho Universitário nº 0002, de 19 de fevereiro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 26 de fevereiro de 2014 extinguiu o Centro de Documentação e a Subsecretaria de Comunicação Administrativa (SCA) e criou o Arquivo Central. O Regimento Interno do ACE foi aprovado pela Resolução do Conselho Universitário nº19, de 24 de julho de 2015 e publicado no Diário Oficial da União em 29 de julho de 2015.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Os documentos do Fundo "Universidade de Brasília" foram adquiridos por meio do procedimento de recolhimento dos documentos de guarda permanente das unidades administrativas e acadêmicas da Universidade de Brasília.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação custodiada pelo Arquivo Central da UnB conta com documentos administrativos e acadêmicos como resultado das atividades da Universidade. Existem no fundo, documentos que remetem à criação da Universidade, mas de forma estruturada e como mais pesquisados existe a série Atos, Resoluções e Instruções (ARINS) produzida pelo Gabinete do Reitor, Conselhos e Decanatos e outras unidades administrativas. Existem ainda atas de reuniões e alguns documentos da atividade acadêmica produzidos pela Escola de Extensão e pela Secretaria de Administração Acadêmica.