Imagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroImagens provavelmente destinadas a figurar a exposição “Arte e corpo. Pintura sobre a pele e adornos dos povos indígenas brasileiros”, versando sobre a arte gráfica dos índios Juruna e Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroImagens utilizadas no artigo “Museu, veículo comunicador e pedagógico”, publicado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Berta Gleizer RibeiroImagens utilizadas no artigo “Museu, veículo comunicador e pedagógico”, publicado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do artigo “Chuvas e constelações: calendário econômico Desâna”, de Berta
Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do artigo “Chuvas e constelações: calendário econômico Desâna”, de Berta
Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas à ilustração do artigo “Chuvas e constelações: calendário econômico Desâna”, de Berta
Gleizer Ribeiro.
Imagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Preparo do arumã para trançados para a venda. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Descorticação de arumã. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tukano/Desana.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Eduardo Lana mostrando banti. Povo Cesana
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Indentação de ralador com pedrinhas de silex. Povo Hohodene
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Rede batida. Povo Tariana. Missão Salesiana Iauareté, São Miguel.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tariana. Tear verdadeiro, rede batida. Missão Salesiana Iauareté.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Rede "30 fios" "tear" horizontal. Povo Tariana. São Miguel.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Tacho de cerâmica após a queima. Povo Hohodene
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. 1.Preparo do tucum. 2.Preparo de curare. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. A pahmelin gahsilu (transformadora canoa), também chaamda pahmelin pinlun (transformadora cobra) navegando no ahpikun maãn (leite, rio), levando no seu bojo a futura humanidade. Em pé, Emekho Sulãn Panlamin, o acenstral dos Tukâno, caracterizado pelo porte do yéi (bastão de mando). Terminologia em desâna). Desenho de Tolamãn Kenhíri ( ou Luiz Lana), co-autor, com seu pai, Umúsin Panlãn Kumu (ou Firmiano Lana) da cosmogonia desâna intitulada: ANTES O MUNDO NÃO EXISTIA.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Maquete de maloca feita por Manuel da Silva, indígena Hohodene (de língua baniwa) de Uapui cachoeira, rio Aiari.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Diário do Xingu”, de Berta Gleizer Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Cozinha: panela, potes d´´agua, pratos, banana etc.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Ossos exibidos acima da porta principal para salientar fartura de alimento na maloca, e peças de uso ritual, como também, potes medicinais/mágicos.
Berta Gleizer RibeiroSequência de fotos da exposição “A maloca Marúbo”. Visão lateral da estrutura da maloca.
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroImagens ilustrativas do livro “Arte plumária dos Urubu-Kaapor”, de autoria da titular e de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroAspectos da população e cultura Desâna. Início de trançado com talas de uma marantácea: arumã
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer Ribeiropaisagens em áreas indígenas
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroAspectos dos sítios arqueológicos de Tulum, Urmal, Palenque, Chichen-Itza, Teotihuacan e peças das culturas olmeca e mixteca, oriundas do sítio de Monte Albán.
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroReproduções de imagens de narrativas míticas não identificadas dos índios Desâna
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Partindo o arumã. Povo Tukano.
Berta Gleizer RibeiroAspectos da população e Cultura Timbira-Apinayé
Berta Gleizer RibeiroPopulação Kuikúro em atividades diversas
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato e mulheres Botocudo
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato Tukuna
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato Tukuna
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato Tukuna
Berta Gleizer RibeiroAspectos do grafismo e cultura material dos índios Kadiwéu retirados dos livros “A arte dos índios Kadiwéu”, de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroAspectos do grafismo e cultura material dos índios Kadiwéu retirados dos livros “A arte dos índios Kadiwéu”, de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroAspectos do grafismo e cultura material dos índios Kadiwéu retirados dos livros “A arte dos índios Kadiwéu”, de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroAspectos do grafismo e cultura material dos índios Kadiwéu retirados dos livros “A arte dos índios Kadiwéu”, de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroAspectos do grafismo e cultura material dos índios Kadiwéu retirados dos livros “A arte dos índios Kadiwéu”, de Darcy Ribeiro
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu. Pintura interna de tigelas.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Berta Gleizer RibeiroImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Cipó de que se faz curare. Povo Hohodene.
Berta Gleizer RibeiroImagens integrantes da Exposição Antropológica de 1882, posteriormente remontada no Museu Nacional, em dezembro de 1983
Berta Gleizer RibeiroImagens integrantes da Exposição Antropológica de 1882, posteriormente remontada no Museu Nacional, em dezembro de 1988
Berta Gleizer RibeiroÍndia de tribo não identificada e iconografia etnohistórica retirada das obras de Marcoy, Rugendas e outros, destinada a figurar em publicações e trabalhos da titular. Indígena Mura
Berta Gleizer RibeiroÍndia de tribo não identificada e iconografia etnohistórica retirada das obras de Marcoy, Rugendas e outros, destinada a figurar em publicações e trabalhos da titular. Indígena Tukuna
Berta Gleizer RibeiroImagens da tecelagem Kayabi, Tukuna e casa xinguana, destinadas a figurar em publicações e trabalhos da titular.
Berta Gleizer Ribeiro