Imagens ilustrativas do relatório “A tecnologia do tecido com tear indígena”, entregue ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Povo Ainu, Japão. Tear de cintura.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Crinolina - saia de palha de palmeira buriti. Coleção Com. Rondon. Índios Bakairi
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara com cara de macaco. Índios Mehinaku. Coleção Heloísa Fénelon
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto cargueiro masculino e/ou paneiro para a guarda de mandioca e polvilho. Tribo Alto Xinguanas
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene (baníwa)
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Tukano
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Padrão de desenho de trançado Yawalapiti.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Pelle à gallete.
Domingos LamônicaAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Urupema com padrão taangap.
Domingos LamônicaAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Tecido entretorcido
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”. Cesto com detalhe de femate. Padrão i-auvana-pypara.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”. Esquematização de padrões trançado kayabi. 1 iwirapuí: cipó. 2. awatsi-ai: sementes de milho. 4. yowiteran: sem significado.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Kubewa. Indígenas mascarados
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Colar de Tukum.
Domingos LamônicaPeças de arte dos índios Wayâna-Aparaí
Domingos LamônicaPeças de artesanato dos índios Marúbo
Domingos LamônicaPeças de cerâmica produzidas pelos índios Konibo. Cerâmica dos indígenas Konibo com decoração simplificada, feita para venda.
Domingos LamônicaPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu. Pote com decoração de motivos retilíneos e curvilíneos.
Domingos LamônicaPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Domingos LamônicaPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu.
Domingos LamônicaPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu. Tigela com decoração de motivos curvilíneos
Domingos LamônicaPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu. Tigela com decoração de motivos curvilíneos
Domingos LamônicaPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu. Faixa tecida de algodão, técnica torcido compacto
Domingos Lamônicapeças do artesanato indígena Waurá. Tigela representando jabuti
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Cacuri
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Desenhop explicativo tecn. pesca
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaRede Maxakali, artigo sem múmia da Babilônia, Minas Beltrão e Tania
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Rede dormir infantil.
Domingos LamônicaBerta Gleizer Ribeiro assistindo a conferência no antigo auditório do Museu do Índio.
Domingos LamônicaAspectos da população e cultura dos índios Maku, Hohodene, Tukano e Urubu-Kaapor. Desenho de petroglifo
Domingos LamônicaPetroglifos do Alto Rio Negro
Domingos LamônicaPetroglifos do Alto Rio Negro
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroMagda Valverde em sua primeira comunhão.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara "Yowma" (em menhinaku): peixe pirarara e estandarte de dança. Coleção Maria Heloísa Fenelon Costa. Compõe-se de 4 peças: uma máscara presa a um arco, mangas, calças trançadas e estandarte de danças.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular.Cesto alguidariforme. Coleção Maria Helena Monteiro. Índios Yawalapití
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto vasiforme. Coleção Pedro E. Lima. Índios Kalapalo.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Peneira. Cesto Platiforme. Coleção Pyrineus de Souza. Índios Bakairi
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Apã. Coleção Pyrineus de Souza. Índios Bakairí
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto vasiforme com gargalo estreito destinado a guardar pimenta, índios Yawalapití
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene (baníwa)
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Wanâna
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu” Tribo Kuikúré
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”. Peneira com detalhe de remate "tipo tapirapé".
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Mapa com a localização da área cultural.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Maloca coberta em construção. Povo Iawareté-tapuia
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980. Povo Tukano
Domingos LamônicaPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu. Pote com decoração de motivos retilíneos e curvilíneos.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaBolsa de tatu canastra, Índios do Nordeste.
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Agulhas de crochê de osso: tíbia de ave mutum
Domingos LamônicaPetroglifos do Alto Rio Negro
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroCerâmica dos Índios Desâna, grupo de língua Tukano, do rio Tiquié, noroeste do estado do Amazonas, mostrando pintura em negativo. Coleção particular.
Domingos Lamônica