A Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Desenho de Tadeu Burges: "Tuavi" - Esteirinha de nervura de folha de buriti amarrada com cordel de fibra da mesma palmeira, usada para filtrar e ácido prússico da mandioca brava. Tribo: Yawalapiti
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Nassa. Usada para pesca de peixes menores nas partes lodosas dos rios e lagoas.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto cargueiro de três lados. Coleção Comissão Rondon. Índios Bakairi
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cestos destinados a "múltiplas finalidades", vasiformes terminados em cone.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Suporte de cabaça. Índios Kuikuro, coleção Robert Carneiro e Gertrude Dole.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Wanâna
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Tukano
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Povo Yawalapití. Padrão de trançado.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Poisson pacu dans la peinture corporelle
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Povo Waurá.
Domingos LamônicaAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Cesto-cargueiro
Domingos LamônicaAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Fundo de panaku
Domingos LamônicaAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos Lamônicaaspectos da população e cultura indígena Asuriní. Padrão de desenho de pintura corporalo executado em papel
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Tukano.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaPeças de artesanato dos índios Marúbo. Cerâmica dos indígenas Marubo
Domingos LamônicaTigelas e alguidar produzidos por índios Waurá. Tigela representando jabuti.
Domingos LamônicaÍndigena Xavante
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Jamaxin. Cesto em forma de mochila que se carrega nas costas para transportar rede de dormir e outros objetos pessoais.
Domingos LamônicaPetroglifos do Alto Rio Negro. Planta da aldeia de Uapui.
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroCerâmica dos Índios Desâna, grupo de língua Tukano, do rio Tiquié, noroeste do estado do Amazonas, mostrando pintura em negativo. Coleção particular.
Domingos LamônicaCerâmica dos Índios Desâna, grupo de língua Tukano, do rio Tiquié, noroeste do estado do Amazonas, mostrando pintura em negativo. Coleção particular.
Domingos LamônicaPeças de artesanato tais como cestos, cerâmica e tecidos, produzidas por povos indígenas. Detalhe de tecitura de rede xinguana
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Cesto impermeabilizado com cera de abelha misturada com resina para a guarda de mel
Domingos LamônicaCestos, bolsas, rede, agulhas, panelas e pote das coleções do Museu do Índio, Museu Nacional e particulares. Penla de cerâmica para a cozinha.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência"
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Tariana
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Tukano
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Antiga toja do Museu do Índio
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência". Povo Desana
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do livro “Suma Etnológica Brasileira”
Domingos LamônicaPlanta
Domingos LamônicaCestos, cerâmica e tecidos produzidos por povos indígenas. Detalhe de tecitura de rede xinguana.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara oval de tecido e trançado. Coleção Pedro E. Lima. Índios Kamayurá
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara com emblema ictioide. Coleção Com. Rondon. Índios Bakairí.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto taciforme. Coleção Robert Carneiro e Gertrude Dole. Índio Kuikuro
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto bornaliforme (em miniatura) com alça. Coleção Roberto Carneiro e Gertrude Dole. Índio Kuikuro
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Abano de forma trapezoidal. Índios Kuikuro, coleção Carneiro e Dole.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Máscara de madeira decorada com o motivo "peixe pacu".
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene (baníwa)
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Hohodene (baníwa)
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Povo Tukano. Desenho de barco
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Desenho porta-charuto. Povo Siusi-tapuia
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Desenho porta-charuto. Povo Siusi-tapuia
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Povo Yawalapití.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Povo Mehinaku.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”. Poisson pacu dans la peinture corporelle
Domingos LamônicaAspectos de tecidos, cestos e desenhos produzidos por índios Kayabi. Cesto-cargueiro
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”. Detalhe de remate "tipo tapirapé" em peneira dos indígenas Kayabi.
Domingos LamônicaImagens destinadas à ilustração do artigo “Possibilidade de aplicação do ‘critério da forma’ no estudo de contatos intertribais, pelo exame da técnica de remate e pintura de cestos”.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1981
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaImagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980.
Domingos LamônicaPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu. Tigelas com decoração de motivos curvilíneos.
Domingos LamônicaPeças de artesanato produzidas pelos índios Kadiwéu. Tigelas com decoração de motivos curvilíneos.
Domingos LamônicaAspectos da população e cultura dos índios Maku, Hohodene, Tukano e Urubu-Kaapor. Hohodene, Baniwa desenho de petroglifo
Domingos LamônicaAspectos da população e cultura dos índios Maku, Hohodene, Tukano e Urubu-Kaapor. Tukano, banco desenho papel.
Domingos LamônicaAspectos da população e cultura dos índios Maku, Hohodene, Tukano e Urubu-Kaapor.
Domingos LamônicaPetroglifos do Alto Rio Negro
Domingos LamônicaAspectos da atividade pesqueira dos índios Desâna, Tukano e Tariana
Berta Gleizer RibeiroAspectos da população, artesanato e grafismo Asuriní e índia Araweté. Padrão de desenho de pintura corporal executado em papel.
Domingos LamônicaMagda Valverde em sua primeira comunhão.
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaA Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos Lamônica