Imagens relacionadas à pesca, cestaria, trançado e usos da mandioca destinadas à ilustração do livro “Os índios da águas pretas”.
Imagens ilustrativas do relatório “A tecnologia do tecido com tear indígena”, entregue ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Povo Heta, na Serra Dourados.
Wladimir KozakManto tupinambá e outras fotografias separadas para exposição “Arte plumária dos índios do Brasil” no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em agosto de 1980
Imagens ilustrativas dos artigos “HortiCultura
Kuikúro, tribo do Alto Xingu”, “O paraíso selvagem dos Kuikúro no Xingu” e “Iawari: ‘olimpíadas’ Kuikúro”, publicados na Revista Geográfica Universal.
Diadema horizontal dos índios Urubu-Kaapor
UntitledExposição da coleção Curt Nimuendaju realizada no Museu de Dresden, República Democrática Alemã.
UntitledMaquete do Museu do Índio de Brasília
UntitledRetrato de Patrícia de F. Ribeiro
UntitledBerta Gleizer Ribeiro entre parentes e amigos.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro
UntitledArtefatos indígenas integrantes de acervos de museus em Modena, Florença e Basiléia.
UntitledJosip Broz Tito, presidente da Iugoslávia e Darcy Ribeiro em solenidade
MJNO;Agência NacionalBerta Gleizer Ribeiro e outro em frente a uma barraca de camisas.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro no lançamento do livro “O índio na Cultura brasileira”, de sua autoria, no Museu do Índio
UntitledBerta Ribeiro e Hilda Zimmermann na Rio-92 em companhia de índios.
UntitledCestaria Maku e Desâna integrantes de coleção de museu
UntitledRaimundo S. Cardoso e símiles de peças de cerâmica Marajoara e Tapajônica.
UntitledPadrões de desenhos dos índios Kadiwéu empregados na ornamentação de potes, pratos, fruteiras, abanicos, couros e vasos.
OlindaImplementos e processamento da mandioca. Objetos de madeira: Pá semi-lunar de virar beiju e Pau de cavar para enterrar maniva e desenterrar o tubérculo da mandioca.
Exposição “Amazônia Urgente: cinco séculos de história e ecologia”, montada na estação de metrô Largo da Carioca
FasenellaÍndia de tribo não identificada e iconografia etnohistórica retirada das obras de Marcoy, Rugendas e outros, destinada a figurar em publicações e trabalhos da titular. Indígena Marahua
UntitledMaquete do Museu do Índio de Brasília
UntitledPreparação do cauim e ataque a uma aldeia.
UntitledAspectos da população e aldeia dos índios Canela
UntitledAula de enfermagem para índias Bacairi
UntitledLinguistas do Instituto Linguístico de Verão entre índios Kaiwá
UntitledVasos de cerâmica indígenas
UntitledAspectos da população Xavante e cenas de sua pacificação
UntitledAspectos de arquitetura e habitações indígenas.
Heinz FoerthmannPovos indígenas em diferentes atividades econômicas.
Cláudia AndujarAspectos cotidianos e rituais dos índios do alto Xingu.
Menino e tatu
Aspectos de aldeia e casas xinguanas.
UntitledImagens do setor de etnografia do Museu Nacional, projeto “A etnografia e o emprego social da tecnologia”. Depósito de etnografia. Armários-vitrines e baus de distintos tamanhos contendo material etnográfico de índios do Brasil.
UntitledTangaap. Padrão de desenho dos índios Kayabi, figurativo de trançados e desenhos
UntitledAspectos da população e cultura dos índios KubenKran-Keng, grupo Kayapó
Henri BallotImagens destinadas à ilustração do artigo “O trançado e a arte decorativa dos índios do Alto Xingu”
Plantas e habitação dos índios Desâna.
UntitledFotografia de desenhos da Família Lana.
Harold WatersJovem Niyayopëtheri de uma comunidade Yanomami da Sierra Parima, Venezuela.
Untitledarmas, utensílios e acessórios indígenas coletados pela Comissão Científica do Ceará
UntitledReprodução do caderno de Tolamãn Kenhíri, contendo o texto original do livro “Antes o mundo não existia”
Luiz Lana (Tolamãn Kenhirí)Representaçãoes de constelações, técnicas de pesca e de captura de larvas comestíveis dos índios Desâna. Aña Sinoliru, Aña siñoka (jararaca, iluminação). Cruzeiro do Sul e Via Lactea
Roça queimada em área indígena Guajajara
UntitledMulher Kamaiurá
UntitledMapa das aldeias do Alto Xingu feito por Epele, índio Mehináku. 1)Aldeia Waurá. 2)Aldeia Kamayurá. 3)Aldeia Yawalapití. 4)P.I. Leonardo Vilas Boas. 5)Campo de aviação. 6)Aldeia Txikão. 7)Aldeia Mehináku. 8)Aldeia Awetí. 9)Aldeia Kalapálo. 10)Aldeia Matipuhy. 11)Posto FAB no Xingu. 12)P.I. Diauarum. 13)Rio Culene. 14)Rio Tuatuarí. 15)Saltákuene, trecho do rio Tuatuari. 16)Lagoas. 17)Igarapés. 18)Caminhos. Desenho de Epele, indígena Mehináku, 18 anos. Coletado por M. H. Fénelon Costa.
EpeleEsculturas em madeira e crianças Mawé
UntitledAspectos de rio, provavelmente na área do Alto Rio Negro
Untitlednan
UntitledBerta Gleizer Ribeiro e Fred Ribeiro entre os índios Araweté durante trabalho de campo.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro e Renée Simoza.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro e sua irmã Jenny Simoza em viagem ao exterior.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro assistindo a conferência na XI Reunião Brasileira de Antropologia
UntitledBerta Gleizer Ribeiro, entre outros, em viagem à Espanha e no Pão de Açúcar com Nely Arvelo-Jimenez e Nina de Friedemann.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro e outra em viagem
UntitledBerta Gleizer Ribeiro, Betty Meggers e Clifford Evans, entre outros, em diferentes ocasiões
UntitledCrianças não identificadas em apartamento.
UntitledPessoas não identificadas
UntitledBerta Ribeiro, entre outros, na X Reunião Brasileira de Antropologia.
UntitledImagens da Berta
UntitledJenny Simoza em manifestação pela memória de sua filha, Reneé Simoza.
UntitledImagens pessoais não identificadas
UntitledFoto do casamento do sobrinho de Berta, Sacha.
UntitledBerta Gleizer Ribeiro e família Ribeiro
UntitledPetroglifos do Alto Rio Negro. Petroglifo "mascaras"
Domingos Lamônica;Eugênio Lima;Berta Gleizer RibeiroImagens da exposição “Os Índios das Águas Pretas. Uma área cultural no Noroeste do Amazonas”, projetada e coordenada por Berta Gleizer Ribeiro
Imagens utilizadas no artigo “Museu, veículo comunicador e pedagógico”, publicado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
UntitledPetroglifo desenhado por Eugênio, índio SiusíTapuia, destinado a figurar a capa do livro “A arte do trançado dos índios do Brasil. Um estudo taxonômico”
EugênioIlustrações do artigo “Os motivos ornamentais da cestaria e da arte decorativa dos índios do Alto Xingu, Brasil”, de autoria da titular.. Panier à provisions (mayaku em yawalapiti).
Imagens destinadas à ilustração da tese de doutoramento “A civilização da palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”, do livro “A arte do trançado dos Índios do Brasil - Um estudo taxonômico” e outras publicações da titular. Cesto bornaliforme com alça. Coleção Roberto Carneiro. Índio Kuikuro
Imagens destinadas ao livro e à exposição “Os índios da águas pretas. Uma área Cultural no Noroeste amazônico”, realizada no Museu Nacional em 1980
Domingos LamônicaPadrões de desenhos indígenas
Berta RibeiroDesenhos produzidos por índios Asuriní
A Tecnologia do tecido com o tear indígena
Domingos LamônicaDesenhos dos índios Kadiwéu da coleção Jaime Garcia Siqueira Jr. e padrões de pintura corporal e cerâmica.
LairTécnicas de garimpo utilizadas pelos índios Desâna e Tukâno. Colocado o cabo na palinha, o índio-garimpeiro demarca sua "quadra": 3 a 4 metros quadrados de espaço a explorar. Uma família inteira explora até 5 metros quadrados.
UntitledPeças de arte dos índios Wayâna-Aparaí
Domingos LamônicaAspectos da população e Cultura Timbira-Apinayé
UntitledPeças de arte dos índios Urubu-Kaapor
Luis JunqueiraPeças de artesanato Tukuna
UntitledCenas do Javari, evento social Alto Xinguano. Pintura corporal. Festa jawarí
Museu do ÍndioExposição “Indios del Brasile. Culture che schompaiono”, concebida e produzida por Berta Gleizer Ribeiro.
UntitledImagens dos índios Urubu-Kaapor em atividades cotidianas
Rede Maxakali, artigo sem múmia da Babilônia, Minas Beltrão e Tania
Domingos LamônicaMulher índigena em pé
UntitledReproduções de fotografias diversas de índios. Índigena Karajá com cocar de penas.
Nilo VelosoMenino indígena paramentado, de grupo não identificado.
UntitledFotografia de uma índia Wanâna no plantio de mandioca
UntitledÍndia Pankararu com 120 anos de idade
UntitledReproduções de iconografia etno-histórica e indigenista dos seguintes autores: Hans Staden, Américo Vespúcio, E. Rivasseau, J. B. Debret, Caribé, A. R. Ferreira e Celeida. Aldeia dos Tupinambá. Duas viagens.
UntitledÍndios Guarani destribalizados, perambulando pelas cidades do litoral paulista.
UntitledAspectos da população e cultura Umotina.
UntitledPostos indígenas e outras construções
UntitledÍndios e caboclos não identificados
UntitledÍndia Kaxinauá carregando amendoim.
UntitledRetratos de rapaz e menina Karajá
Cláudia AndujarÍndios Hetá.
UntitledCarcás e setas para sarabatana dos índios Hohodene
Pedro LoboCestos, cerâmica e tecidos produzidos por povos indígenas. Cesto estojiforme trançado de arumã
Pedro LoboDetalhe de colar de conchas produzido pelos índios Meinako. Colar de conchas laminadas
UntitledEntrega do Memorial dos Povos Indígenas
Ivaldo Cavalcante