
Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [0/0/0000] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 fotografia. Preto e Branco.
Zona do contexto
Nome do produtor
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Imagens ilustrativas do artigo “Mitologia pictórica dos índios Desâna”, de autoria de Berta Gleizer Ribeiro
Figura 7. A saída da humanidade pelos buracos das pedras da cachoeira de Ipanoré, médio Uaupés. Pelá gobé ou Sirúli duri, em desana. Um casal de cada etnia - Tukano, Desana, Pirá-tupuia, Tuyúka e também o branco, pisa a terra pela primeira vez. Ao alto, à esquerda, wahtin, sobrenatural da floresta, última criatura de Emekho sulãn Panlãmin. Desenho do detalhe do trançado, gravado na rocha, que, por isso tomou o nome de Sirúli duri (balaio, pedra). (Desenho e texto de Luiz Lana)
Figura 9. "Ouviram ai, no mato, barulhando, e espantados disseram que era o Wahti, o fantasma. Se eles o tivessem chamado de gente, ele teria se tornado gente. Mas como foi chamado Fantasma, ele se envergonhou e ficou no mato, como um fantasma espantador. Desenho e texto de Feliciano Lana.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
- latim
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Estado de conservação: Bom
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: [11/11/2022]
Línguas e escritas
- português do Brasil
Script(s)
- latim
Fontes
Nota do arquivista
A transcrição da descrição desses impressos foi feita a partir dos Inventários dos arquivos pessoais de Darcy e Berta Ribeiro. A transcrição foi feita, na íntegra, para o AtoM_UnB por izabel March Mieto de Sá