documentação referente ao pedido de dotação do projeto “Civilização da Palha: a arte do trançado dos índios do Brasil” à Fundação Ford. São cartas referentes ao pedido da dotação, prorrogação de prazo, prestação de contas e o projeto.
documentação diversa sobre o curso de doutorado de Berta na Universidade de São Paulo - USP, ligado ao projeto “A Civilização da Palha: a arte do trançado dos índios do Brasil”. Constam atestados, declarações, certificado, histórico, programas e notas de aulas, resumo da tese, trabalho de conclusão de curso, relatório de atividades para o exame de qualificação, relatório de trabalho de campo, entre outros.
Reúne documentação referente aos assuntos burocráticos do órgão, às pesquisas antropológicas e ao intercâmbio entre Darcy Ribeiro e diversos pesquisadores. Constam também os diários de campo produzidos pelo titular em suas expedições a tribos indígenas, além de documentos relativos à criação do Museu do Índio, do qual foi diretor, e ao Curso de Aperfeiçoamento em Antropologia Cultural organizado nesta mesma instituição. Sistema de arranjo Os documentos foram reunidos em 16 dossiês organizados por assunto e ordenados cronologicamente.
Sem títuloReúne cadernos, fichamentos, textos, levantamentos bibliográficos e resumos de aulas, manuscritos e/ou datilografados. Sistema de arranjo Os documentos foram reunidos em 9 dossiês organizados por assunto e ordenados cronologicamente.
Reúne documentos referentes aos processos de demarcação de terras indígenas e ao projeto de instalação de um Museu do Índio em Brasília, entre outros. Sistema de arranjo Os documentos foram reunidos em 3 dossiês organizados por assunto e ordenados cronologicamente.
Expressando a produção intelectual propriamente dita da titular, esta subsérie é composta por imagens que figuram em seus livros, artigos e exposições. Houve conjuntos de documentos cujo destino não foi possível recuperar, porém ficou clara a existência de uma finalidade específica para os mesmos e de uma unidade.
Aqui se encontram desenhos produzidos por índios, colhidos em campo pela titular, por Darcy Ribeiro e por Jaime Garcia Siqueira Jr. Quanto a esta subsérie, é importante destacar que a maioria dos desenhos tem sua autoria identificada. São oito dossiês e compreende o período de 1948 a 1990, além de um dossiê sem data. Há um total de 357 documentos
Sem títuloReúne imagens produzidas pela titular e pelo fotógrafo e médico Frederico Ribeiro em seus trabalhos de campo em Aracati-CE, no Parque Indígena do Xingu e no Alto Rio Negro. Inclui ainda fotografias referentes à expedição na
qual acompanhou Darcy Ribeiro entre os índios Kaingáng, Xokléng, Kadiwéu e Urubu-Kaapor
Fixa normas sobre a mudança de curso ou de habilitação, para os alunos de graduação.
Dispõe sobre admissão por transferência nos cursos de Graduação da Universidade de Brasília.
Fixa normas sobre a Dupla Opção de curso ou habilitação, para os alunos de graduação.
Designa a Professora Maria Ângela Guimarães Feitosa do Instituto de Ciências Biológicas a partir da data 24/05/1985.
Homologa o Ato da Reitoria nº 177/89, de 24/04/89, que autorizou a venda da projeção 02 da SQN 310, da propriedade da Fundação Universidade de Brasília-FUB, mediante licitação pública, como forma de obtenção de recursos, especificamente, visando viabilizar a construção dos dois prédios em fase de conclusão no campus da Universidade de Brasília.
Regulamenta a Avaliação de Desempenho Docente no Período de Estágio Probatório.
Reúne imagens da vida pessoal e privada da titular: Berta Ribeiro em viagens, festas, lançamentos de livros seus e de outros autores, proferindo ou assistindo conferências, imagens de seus familiares e amigos, bem como obras de arte, cartões postais e gravuras que decoravam seu apartamento.
Sem títuloReúne imagens de exposições, peças e coleções de museus diversos, todos sobre a temática indígena. Tal como o grupo Índios do Alto Rio Negro, este também formou-se por ser a museologia e o colecionamento áreas de interesse da titular. Berta G. Ribeiro, em sua trajetória, realizou consultorias e ajudou a conceber alguns museus e exposições de terceiros.
Sem títuloNeste grupo concentram-se imagens dos índios nativos desta região do Noroeste Amazônico, bem como de peças e artefatos produzidos por estes. São imagens produzidas pela titular e por diferentes antropólogos e estudiosos, além de desenhos feitos por estes índios. Considerando que a titular produziu a maioria de seus estudos sobre esta região e seus índios, e que haviam imagens feitas também por outros estudiosos, optouse por formar este grupo à parte, pois constituía um interesse particular da titular.
Sem títuloReúne imagens de aspectos cotidianos de grupos indígenas diversos produzidos por antropólogos e fotógrafos profissionais, bem como da cultura material destes grupos. Esta subsérie pode ser entendida como um subsídio para as exposições e publicações da titular, pois muitas destas imagens ilustram estas produções. Foram aqui alocadas, e não em ep, por não terem sido originalmente encontradas junto com os documentos destinados a figurar nas mesmas.
Sem títuloEssa série é formada pelo acervo fotográfico da UnBTV, produzido a partir dos registros fotográficos feitos pelos fotógrafos da UnBTV, das atividades desenvolvidas pelo setor.
Sem títuloA documentação custodiada pelo Arquivo Central da UnB conta com documentos administrativos e acadêmicos como resultado das atividades da Universidade. Existem no fundo, documentos que remetem à criação da Universidade, mas de forma estruturada e como mais pesquisados existe a série Atos, Resoluções e Instruções (ARINS) produzida pelo Gabinete do Reitor, Conselhos e Decanatos e outras unidades administrativas. Existem ainda atas de reuniões e alguns documentos da atividade acadêmica produzidos pela Escola de Extensão e pela Secretaria de Administração Acadêmica.
Sem títuloO acervo fotográfico do Arquivo Central da Universidade de Brasília, possui mais de 20000 fotografias, grande parte não encontra-se descrita o que impede o acesso aos documentos.
Sem títuloReúne os desenhos feitos por Luiz e Feliciano Lana, índios Desâna com quem a titular estabeleceu uma parceria de trabalho. São imagens ilustrativas das narrativas míticas destes índios.
Sem títuloConstitui comissão para intermediação junto aos estudantes que ocupam o prédio da Reitoria, com os seguintes membros: Inês Maria Marques Z. Pires de Almeida (Docente/FE), Antônio César de O. Guedes (Técnico-Administrativo/SCA) e Tony Gigliotti Bezerra (Estudante/IREL).
A UnBTV, formalmente constituído como Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE), criado em 1986, tem o objetivo de promover a educação e a cultura por meio de vários meios de comunicação. Órgão complementar ligado diretamente à estrutura da Reitoria da UnB, o CPCE é uma unidade captadora de recursos, que produz vídeos e programas de TV, desenvolvendo e executando projetos e pesquisas na área de audiovisual.
Paralelo a isso, o CPCE funciona como um laboratório para alunos e professores das mais diversas áreas de conhecimento da UnB, desde aquelas ligadas diretamente a produção audiovisual até as mais distantes, mas que porventura apresentem alguma demanda no campo do audiovisual, notadamente vídeo, TV e cinema.
Dentre suas principais realizações na área de TV menciona-se a co-produção da série Estação Ciência, programa semanal de divulgação científica veiculado nacionalmente pela antiga TV Manchete e pela Rede Brasil, liderada pela TVE-RJ, e o programa Paidéia, veiculado por todas as redes de TV´s educativas (Rede Brasil, Radiobrás e TV Cultura). Entre 1992 e 1993, foi produzido o programa TV UnB, veiculado, semanalmente, em Brasília, pela TV Nacional/Radiobrás. O CPCE produziu, ainda, os programas Documentário UnB (1997/1998) e Humanidades (1999/2000) veiculados pela TV Brasília e a série Matemática (2002) para a TV Escola.
A partir do ano de 2006 a UnBTV passou a veicular suas produções no Canal Universitário de Brasília, transmitido pela operadora NET no canal 15.”
Aspectos da população e cultura indígena boliviana, entre outras situações
Aspectos da população e cultura indígena boliviana, entre outras situações
Aspectos sociais e culturais do povo Venezuelano
Sem títuloNesta subsérie há imagens de escavações, desenhos rupestres, peças encontradas em sítios arqueológicos, símiles das mesmas, bem como imagens destes sítios. Muitas destas imagens foram destinadas a figurar na exposição e no livro “Índios do Brasil: 500 anos de resistência”.
Sem títuloÍndigenas de tribos não identificadas.
Sem títuloMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Peças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Sem títuloÍndigenas de tribos não identificadas.
Sem títuloPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Sem títuloMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Índigenas de tribos não identificadas.
Sem títuloPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Sem títuloMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Peças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Sem títuloMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Índigenas de tribos não identificadas.
Sem títuloPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Sem títuloMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Índigenas de tribos não identificadas.
Sem títuloMaterial iconográfico utilizado na preparação dos
volumes da “Suma Etnológica Brasileira”
Peças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Sem títuloÍndigenas de tribos não identificadas.
Sem títuloPeças de arte indígena da Povo Kadiwéu.
Sem título