Subseção SECOM - Secretaria de Comunicação

Zona de identificação

Código de referência

BR DFUNB FUB-AS-SECOM

Título

Secretaria de Comunicação

Data(s)

  • 1962-2008 (Produção)

Nível de descrição

Subseção

Dimensão e suporte

Gênero bibliográfico: 118 exemplares de jornais em suporte papel; gênero iconográfico: cerca de 10.000 fotografias e negativos.

Zona do contexto

Nome do produtor

História administrativa

Criada como veículo de comunicação interna da universidade, tem a finalidade de manter a comunidade acadêmica informada das principais atividades da mesma bem como difundir programas e projetos. Os periódicos abordam assuntos de interesse da comunidade acadêmica: ensino, pesquisa, eventos e artes. Contêm entrevistas, matérias especiais, resenhas de livros e aspectos gerais da UnB.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conteúdo dos documentos do gênero iconográfico abrange registros de obras de construção dos prédios do campus Darcy Ribeiro; fotos das instalações da Biblioteca Central, Reitoria, Instituto Central de Ciências, Restaurante Universitário, Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Olímpico, Hospital Universitário e a Casa do Estudante Universitário em diferentes períodos. O acervo contém também registros de visitas de personalidades à Universidade, assembleias estudantis, manifestações, atividades em laboratórios, conferências e outros eventos.
Já o acervo dos documentos do gênero bibliográfico é composto por coleções de duas publicações: UnB Notícias e Boletim da UnB, contextualizadas abaixo. UnB Notícias: foi criado em julho de 1998 com periodicidade semanal e com objetivo de complementar os outros veículos de comunicação interna já existentes na Universidade. Anos depois, sofreu uma paralisação de sua publicação, sendo esta retomada em 2002, desta vez produzido bimestralmente com novo projeto gráfico e editorial, feito pelo Editor de Arte João Bosco de Almeida. Boletim da UnB: tinha por objetivo divulgar todos os Atos da Reitoria, desejando manter toda comunidade a par de todas as decisões tomadas pela Administração Superior. Esse periódico teve alguns objetivos paralelos igualmente importantes, servindo como elemento de comunicação da comunidade acadêmica. Por este motivo foram criadas seções especiais que procuraram demonstrar que a UnB está presente na vida acadêmica, social, política, cientifica e nacional. Nas seções foram divulgadas participações de professores, funcionários e alunos em conferências, concertos, exposições de livros, publicações, etc. Além destas atividades o Boletim atuou como uma espécie de fórum de debates universitários, em uma seção especial onde foram debatidos temas específicos sobre a universidade brasileira em geral e a UnB em particular, sua crise, suas alternativas e propostas para solução de seus problemas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentação em bom estado de conservação e sem restrições de acesso.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados